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WhatsApp Business: O que é e como usar

Em todo o mundo, o WhatsApp já alcançou a marca de 2 bilhões de usuários ativos. Essa informação foi divulgada em fevereiro de 2020 no blog oficial do aplicativo. O recorde veio pouco mais de dois anos após o WhatsApp chegar a 1,5 bilhões de usuários.

Esses números só comprovam que o WhatsApp é uma ótima plataforma para qualquer profissional ou empresa oferecer seus produtos e serviços por meio dos dispositivos móveis. Na verdade, é o caminho natural para qualquer negócio, já que passamos em média 4 horas e 41 minutos por dia olhando para as telas que carregamos nos bolsos.

Essa última informação vem do Global Digital Insights 2020, uma pesquisa realizada pela parceria da Hootsuite com a We Are Social, divulgada anualmente. Esse tempo médio diário coloca o Brasil na 6ª posição mundial para a métrica.

É por conta de todos esses dados que as empresas estão criando ações direcionadas e descobrindo maneiras eficazes de alcançar novos clientes através do WhatsApp. O aplicativo de mensagens já se provou ser muito útil para atendimento ao cliente, mas há muito mais para explorar com as comunicações individuais, conectando com suas estratégias de marketing.

Mas realmente dá para utilizar o WhatsApp para colocar em prática as estratégias de Marketing Digital?

Sabemos que há outras opções de canais como o Email Marketing ou Mídia Paga, mas devemos lembrar que além do volume de usuários ativos, o público que utiliza o WhatsApp é extremamente dedicado à plataforma.

Isso significa que sim, vale muito a pena utilizar esse aplicativo para investir em ações de Marketing Digital. E para comprovar isso, o WhatsApp desenvolveu uma versão direcionada para as empresas. É o WhatsApp Business, lançado em 2018.

As dicas apresentadas aqui vão ajudar você a criar campanhas de marketing inovadoras por meio da maior plataforma de mensagens do mundo, e entender como ela pode trabalhar em conjunto com as suas ações de Marketing Digital.

Boa leitura!

COMO É E COMO UTILIZAR O WHATSAPP BUSINESS NA SUA EMPRESA?

Para utilizar o WhatsApp com a finalidade comercial, não faz sentido usar a sua conta privada, não é mesmo?

Se achava que deveria ter um perfil pessoal, saiba que você corre o risco de perder informações valiosas ou confundir as mensagens relacionadas a negócios com as suas particulares, além de deixar de usar muitos recursos úteis disponíveis na ferramenta própria para negócios do WhatsApp.

Para as empresas, o WhatsApp tem uma solução exclusiva: o WhatsApp Business. O aplicativo está disponível para Android e iOS, mas também pode ser acessado nos desktops através da sua plataforma online, o WhatsApp Web, que você pode abrir no navegador.

O WhatsApp Business foi desenvolvido especificamente para empresas que desejam marcar presença no WhatsApp para gerar novos negócios e manter o relacionamento com o seu público.

O aplicativo é bem semelhante à versão comum do WhatsApp. Mas a vantagem é que ele possui vários recursos que permitem que as empresas se comuniquem de forma mais efetiva com seus clientes.

No seu blog oficial, foi divulgada a informação de que mais de 80% das pequenas empresas no Brasil afirmam que o WhatsApp ajuda na comunicação com seus clientes e com o crescimento de seus negócios. (fonte: estudo Morning Consult). Então não dá para deixar de usar essa solução para o seu negócio!

A partir de agora, vamos dar uma olhada em como funciona, quais são os seus recursos e como utilizar o WhatsApp Business.

COMO CRIAR UMA CONTA COMERCIAL NO WHATSAPP BUSINESS?

Para utilizar o WhatsApp com a finalidade comercial, não faz sentido usar a sua conta privada, não é mesmo?

Se achava que deveria ter um perfil pessoal, saiba que você corre o risco de perder informações valiosas ou confundir as mensagens relacionadas a negócios com as suas particulares, além de deixar de usar muitos recursos úteis disponíveis na ferramenta própria para negócios do WhatsApp.

Para as empresas, o WhatsApp tem uma solução exclusiva: o WhatsApp Business. O aplicativo está disponível para Android e iOS, mas também pode ser acessado nos desktops através da sua plataforma online, o WhatsApp Web, que você pode abrir no navegador.

O WhatsApp Business foi desenvolvido especificamente para empresas que desejam marcar presença no WhatsApp para gerar novos negócios e manter o relacionamento com o seu público.

O aplicativo é bem semelhante à versão comum do WhatsApp. Mas a vantagem é que ele possui vários recursos que permitem que as empresas se comuniquem de forma mais efetiva com seus clientes.

No seu blog oficial, foi divulgada a informação de que mais de 80% das pequenas empresas no Brasil afirmam que o WhatsApp ajuda na comunicação com seus clientes e com o crescimento de seus negócios. (fonte: estudo Morning Consult). Então não dá para deixar de usar essa solução para o seu negócio!

A partir de agora, vamos dar uma olhada em como funciona, quais são os seus recursos e como utilizar o WhatsApp Business.

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O primeiro passo, depois de concordar e continuar, é fazer o seu cadastro usando um número de celular. Você deve usar seu número de telefone comercial, pois isso facilitará a verificação que acontece logo depois por SMS.

DÁ PRA USAR O MESMO NÚMERO PARA O WHATSAPP PESSOAL E COMERCIAL?

É importante lembrar que com o WhatsApp Business você estará criando um perfil para a sua empresa. Por isso, o ideal é contar com um número de telefone com a finalidade comercial.

Contudo, muitas pessoas ainda tentam fazer o cadastro na versão Business realizando o download e inserindo os dados do seu telefone pessoal. Nesse caso, se incluir um número já utilizado no WhatsApp, você será desconectado da sua conta pessoal.

Isso significa que não dá para manter o mesmo número nos dois perfis, mesmo que sejam aplicativos separados.

Para facilitar o seu trabalho utilizando a versão Business, é recomendado que também utilize um aparelho de smartphone à parte, destinado apenas para realizar suas atividades no perfil empresarial.

QUAIS OS PRINCIPAIS RECURSOS DO WHATSAPP BUSINESS?

O aplicativo do WhatsApp Business pode facilitar diversas ações de Marketing Digital para as marcas. Só de contar com as informações comerciais disponíveis para os Leads e clientes você já facilita o contato com o público.

Mas além disso, o aplicativo possui alguns recursos de resposta automática e modelos de mensagens para lidar com a sua base de clientes. Eles podem ser acessados na área de Configurações da empresa. O caminho para chegar até lá é Menu → Configurações → Configurações da empresa.

Vamos conhecer agora os detalhes dos principais recursos:



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Pedro Coutinho
pedrocoutinho@cactocomunicacao.com.br