9 Dicas simples para um SMS Marketing de sucesso
Minha caixinha de mensagens de texto está sempre cheia de SMS marketing ultimamente e as mensagens… Bem, são de dividir opiniões.
Algo que sempre brinco aqui na Cacto e que serve demais para mensagens de texto é manter o básico bem feito. Sim, SMS marketing escrito de forma simples é a maneira mais eficaz de alcançar resultados.
Listei abaixo algumas dicas triviais para marketing por SMS que aumentam o engajamento e as compras.
1. Vá direto ao ponto
Use textos curtos e concisos. Em um SMS, ninguém quer ler mais uma infinidade de (lembrando que o padrão são até 160 caracteres). Vá direto ao ponto e abuse do seu poder de persuasão!
2. seja claro
Pessoas confusas não clicam ou compram. Por isso, seja claro em quem você é, no que está vendendo e qual ação você quer que seu cliente faça.
3. Use um CTA preciso
Diga à sua base exatamente o que fazer. “Clique aqui e aproveite…” ou “Acesse e garanta agora seu desconto.”, por exemplo.
4. Dê senso de urgência
SMS é comumente usado para ofertas limitadas. Comunicar que são as “últimas horas” ou “enquanto durarem os estoques” é garantia de alta performance.
5. Use SMS dentro de campanhas
São raras as vezes que enviamos apenas o SMS. Normalmente criamos uma campanha com e-mail e usamos o SMS para aumentar o alcance. Vale testar também usando com mídia paga ou orgânica.
6. Priorize SMS Opt-in's
Ninguém dará o número de telefone se você não pedir. Garanta que esse dado estará em seu formulário; você pode pedir junto ao e-mail ou criar um cadastro em 2 passos.
7. Personalize
Pessoas dão mais atenção quando você utiliza seu primeiro nome. Esse é outro dado que você pode pedir no seu formulário de cadastro e usar em campanhas 🙂.
8. Seja humano
Pessoas não gostam de sentir que estão conversando com um robô. Agregue o tom de voz da sua marca e personalidade ao texto; considere oferecer assistência se as pessoas buscarem por ajuda.
9. Respeite as fonteiras
Mensagens de texto são mais pessoais do que e-mails. Isso significa que você deve ser bem mais cauteloso sobre como tratar seu público com respeito. Spam nunca é bom, e se torna especialmente ruim quando falamos de SMS.
Co-fundadora da agência Cacto Comunicação, formada em Comunicação Social pela UVA e com MBA em Marketing Empresarial pela UFF. Há 14 anos trabalhando com estratégias para marketing digital, nos quais 10 foram focados na gestão de CRM. E hoje vivendo a maternidade real com um filhinho de 3 anos!